quinta-feira, 24 de outubro de 2013

                                O Xamã

A palavra tem origem siberiana, baseada no conceito do “saman”, que identifica “aquele que é inspirado pelo espírito”, “aquele que não perdeu a conexão, a integração”.
                                               
 O xamanismo é a “Jornada da Consciência”, um legado da humanidade além das fronteiras dos países, credos, raças, filosofias. Xamanismo Universal não significa uma classificação nova no xamanismo, o xamanismo é universal. A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. O praticante sabe quem ele é e como se relaciona com o Universo.
 Dentro das Práticas Xamânicas, observa-se de forma muito marcante a Integração com o "Espírito Universal da Vida" . A Grande Fonte, " O Poder de Deus ". 

Conhecimento dos nossos Ancestrais, tão antigo e ao mesmo tempo novo ainda para a Humanidade Atual, onde a integração se faz absoluta com todos os Seres de todos os Reinos - Mineral, Vegetal, Animal; é a Grande Rede. 

Muitos iniciam a caminhada, mas poucos atingem as maiores alturas. Este conhecimento não está limitado aos iluminados, é disponível para todos nós dependendo da sinceridade e humildade com que buscamos. Sabedoria xamânica é sabedoria da Mãe Terra e, a cada filho dela, é dado um presente, algum talento especial.

O xamã compreende o Círculo Sagrado da vida e recomenda, ajuda na cura, ensina o que é necessário para o bem da comunidade. Isto significa frequentemente colocar a comunidade em primeiro plano. O caminho xamânico conduz a um relacionamento de amor com a Mãe Terra. Não é possível praticar o verdadeiro xamanismo sem incluir os cuidados com a preservação da vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal, espiritual) em nosso planeta. 






O xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena. É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acesas as chamas da Medicina da Terra, mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário